O Projeto
Visando oferecer uma alternativa de incremento à
formação sócio cultural da comunidade jovem do Jardim das Oliveiras, bairro do
distrito de Itaim Paulista, extremo Leste da cidade de São Paulo, o IPEDESH
desenvolveu, de Maio a Dezembro de 2010, uma proposta multidisciplinar de
atuação integrada das áreas de arte, cultura, meio ambiente e comportamento.
Identificamos
através de dinâmicas de diagnóstico comunitário, os temas fundamentais das
transformações necessárias para a melhoria da qualidade de vida do grupo em
processo. Mapear esses temas, preparar e realizar ações objetivas com as
ferramentas disponíveis para o projeto.
Objetivos
Oferecer alternativas de
ações práticas para a consecução desses passos através do desenvolvimento de
temas como: arte, cultura, meio ambiente
e dinâmicas de grupo coordenadas.
Identificar no grupo,
talentos específicos e encaminhar a oferta de novos caminhos para o
aprimoramento de habilidades.Identificar no grupo, jovens que possam interagir e multiplicar na comunidade as ações necessárias para implementação de melhoria de qualidade de vida no local.
Primeiras conversas
Primeira reunião na EE Prof. João Prado Margarido
01/05/2010
Segunda reunião com a futura equipe
08/05/2010
Roda de Terapia Comunitária com os professores
26/05/11
A TC com os professores foi realizada com o objetivo de sensibiliza-los para incentivarem os alunos a participar das Atividades propostas pela MovimentAção IPEDESH, enriquecendo e complementando assim o aprendizado dos mesmos.
Os Temas Transversais que compõem os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, foram discutidos e praticados em nossos encontros.
A TC serviu também para incentivar os professores a exporem as angústias sentidas no dia a dia enquanto educadores.
Após os depoimentos, elegeu-se como tema para o debate, as agressões sofridas por eles, os professores, feitas pelos alunos. A maioria considerou que tais agressões são motivadas pelo uso de drogas.
Os Temas Transversais que compõem os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, foram discutidos e praticados em nossos encontros.
A TC serviu também para incentivar os professores a exporem as angústias sentidas no dia a dia enquanto educadores.
Após os depoimentos, elegeu-se como tema para o debate, as agressões sofridas por eles, os professores, feitas pelos alunos. A maioria considerou que tais agressões são motivadas pelo uso de drogas.
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