segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Projeto MovimentAção IPEDESH

O Projeto

Visando oferecer uma alternativa de incremento à formação sócio cultural da comunidade jovem do Jardim das Oliveiras, bairro do distrito de Itaim Paulista, extremo Leste da cidade de São Paulo, o IPEDESH desenvolveu, de Maio a Dezembro de 2010, uma proposta multidisciplinar de atuação integrada das áreas de arte, cultura, meio ambiente e comportamento.

Identificamos através de dinâmicas de diagnóstico comunitário, os temas fundamentais das transformações necessárias para a melhoria da qualidade de vida do grupo em processo. Mapear esses temas, preparar e realizar ações objetivas com as ferramentas disponíveis para o projeto.

Objetivos

Oferecer alternativas de ações práticas para a consecução desses passos através do desenvolvimento de temas como: arte, cultura,  meio ambiente e dinâmicas de grupo coordenadas. 
Identificar no grupo, talentos específicos e encaminhar a oferta de novos caminhos para o aprimoramento de habilidades.
Identificar no grupo, jovens que possam interagir e multiplicar na comunidade as ações necessárias para implementação de melhoria de qualidade de vida no local.


Primeiras conversas

Primeira reunião na EE Prof. João Prado Margarido
01/05/2010






Segunda reunião com a futura equipe 
08/05/2010




Roda de Terapia Comunitária com os professores
26/05/11

A TC com os professores foi realizada com o objetivo de sensibiliza-los para incentivarem os alunos a participar das Atividades propostas pela MovimentAção IPEDESH, enriquecendo e complementando assim o aprendizado dos mesmos. 

Os Temas Transversais que compõem os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética, Saúde, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, foram discutidos e praticados em nossos encontros.

A TC serviu também para incentivar os professores a exporem as angústias sentidas no dia a dia enquanto educadores.

Após os depoimentos, elegeu-se como tema para o debate, as agressões sofridas por eles, os professores, feitas pelos alunos. A maioria considerou que tais agressões são motivadas pelo uso de drogas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário